Reserva Ecológica

Reserva Ecológica fica a quase 5 km de Areia

A Reserva Ecológica Mata do Pau Ferro dista aproximadamente 5 km da cidade de Areia, numa altitude de 600 metros e temperatura média anual de 22º, e umidade relativa em torno de 85%. A área foi adquirida pelo Estado em 1937 e desde a década de 40 é objeto de estudo.

 

Os professores Jaime Coelho de Moraes e Lauro Xavier se destacam pelas primeiras pesquisas, na década de 40 e 50. Constituída em unidade de conservação de domínio estadual, criada pelo Decreto 14.832, de 1º de outubro de 1992, as terras, flora, fauna e belezas naturais passaram a ser protegidas pelas normas ambientais e florestais previstas na Constituição.


 O Parque Estadual Mata do Pau Ferro está localizado na comunidade da Chã do Jardim a 9 km da cidade de Areia. Constitui-se como um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste representando 1% de mata de Brejo de Altitude que ainda existe na Paraíba.


 O nome Pau ferro vem da Árvore Pau Ferro que existia abundantemente em seus domínios e por ser muito boa para a confecção de móveis foi destruída e hoje não se encontra mais esta árvore.


 São 607 hectares de mata que funciona como um refúgio para animais ameaçados de extinção como o pássaro pintor, a cobra jararaca entre outros.
Neste parque podemos encontrar inúmeras trilhas com árvores gigantescas, formigões, diversos pássaros, plantas venenosas como a erva de rato e o cipó cururu etc.

Scroll to Top